Franca amplia desenvolvimento tecnológico com a assinatura de decretos

Publicado em 29/07/2025 10:06 -

Nesta segunda-feira, 28, Franca recebeu mais uma ação de modernização econômica e tecnológica.


      Nesta segunda-feira, 28, Franca recebeu mais uma ação de modernização econômica e tecnológica. Em cerimônia ocorrida no Gabinete, o prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado da secretária de Inovação e Desenvolvimento, Lucimara Prado e autoridades, assinou três importantes decretos: o que cria o Sistema Municipal de Liberdade Econômica, o que institui o Centro de Criação de Ambientes Experimentais de Inovação Científica, Tecnológica e Empreendedora e o que regulamenta o Programa 'Sandbox Franca'.
      As medidas marcam uma nova fase na política de incentivo à inovação, desburocratização e fortalecimento do ambiente produtivo local, e são desdobramentos da Lei de Inovação de Franca (Lei Ordinária nº 9.581/2024), sancionada neste ano, que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, criando o Sistema Municipal de Inovação, o Conselho Municipal e o Fundo de Apoio à área. A legislação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico, fortalecer a autonomia regional e atrair investimentos de alto impacto.
      Com estas ações, Franca se posiciona como referência em inovação no interior paulista, combinando estrutura legal, incentivos econômicos e infraestrutura institucional para impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica. “Estamos buscando facilitar a abertura de empresas e criar uma ambiência onde elas não enfrentem as dificuldades. Assim, poderemos gerar mais vagas de trabalho e salários melhores, além de novas empresas em nossa cidade", ressaltou.

Centro de Inovação de Franca
      Durante a assinatura do decreto, o prefeito Alexandre Ferreira fez um panorama das ações realizadas pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento que culminaram nestas iniciativas. Uma delas, ocorrida no dia 22 de julho, foi a formalização do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMTI), com eleição de diretoria e definição da missão, visão e valores do recém-criado Centro de Inovação de Franca, na semana passada, cuja localização proposta fica em uma área da avenida Armando de Salles Oliveira.
      Com isso e a assinatura do ofício de credenciamento para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Franca poderá ter maior visibilidade estadual e acesso a recursos estratégicos na área.

Sandbox Regulatório
      Outro marco desta segunda-feira foi a regulamentação do Sandbox Franca, inspirado no modelo britânico criado pela Financial Conduct Authority (FCA) em 2015, que cria um ambiente controlado para que empresas testem inovações com regras temporariamente flexibilizadas, sem precisar seguir toda a regulação tradicional. Isso permite acelerar o desenvolvimento tecnológico e ajustar a legislação com base em experiências reais.