Fluência Leitora
Publicado em 13/08/2025 14:42 -- Início/
- Administração Direta/
- Educação/
- Projetos e Resultados Educacionais/
- Fluência Leitora
A alfabetização é uma etapa essencial no percurso escolar de qualquer estudante, e um de seus aspectos fundamentais é a fluência em leitura. Essa habilidade está relacionada à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com entonação, ênfase e ritmo adequados.
Com o objetivo de garantir a alfabetização na idade certa, o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) realiza as Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros. Essa iniciativa é viabilizada por meio de uma parceria entre as redes de ensino, a Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
As avaliações têm como propósito aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental na leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa. Os resultados obtidos permitem identificar o nível de leitura das crianças, possibilitando a implementação de ações pedagógicas específicas para desenvolver suas competências.
Desde 2021, a Secretaria Municipal de Educação de Franca participa anualmente dessa avaliação. Além da aplicação dos testes, a Secretaria promoveu oito encontros formativos voltados a coordenadores pedagógicos e professores do 2º ano, com análise dos resultados e troca de práticas pedagógicas. O acompanhamento também inclui o Projeto Escalada e visitas pedagógicas realizadas pela equipe de formação.
Em 2024, a Avaliação Inicial ocorreu em dois momentos:
● Avaliação de Entrada: realizada entre 19 de março e 5 de abril, com a participação de 29 escolas e adesão de 98,8% dos estudantes, totalizando 2.300 alunos.
● Avaliação de Saída: aplicada entre 18 de novembro e 6 de dezembro, com a participação das mesmas 29 escolas e adesão de 98,7% dos estudantes, o que equivale a 2.280 alunos.
Ao todo, 106 salas de aula foram envolvidas no processo, contando com o engajamento ativo de professores e equipes gestoras.
Para evidenciar os dados, seguem abaixo os gráficos:
Gráfico 2024 - Avaliação Entrada

Gráfico 2024 - Avaliação Saída

Gráfico Comparativo Avaliação Entrada e Saída 2023/2024

Gráfico Comparativo Avaliação Entrada e Saída 2023/2024

Gráfico Comparativo índice de Fluência Leitora (IFL) 2023/2024

Gráfico índice de Fluência Leitora (IFL) 2024

Gráfico comparativo: Avaliação de Entrada e Saída - 2024

Gráfico Comparativo Avaliação Entrada e Saída - 2024

Índice de Fluência Leitora (IFL)
O Índice de fluência leitora (IFL) foi desenvolvido para quantificar, numa escala de 0 a 10, o nível de fluência leitora dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, nos níveis escolar, municipal, regional e estadual, por meio da Avaliação de fluência Leitora, contribuindo na gestão de políticas públicas de alfabetização de crianças na idade certa.
Promove uma visão padronizada e de fácil leitura dos resultados de aprendizagem, possibilitando a comparabilidade entre as instâncias avaliadas.
IFL é calculado a partir dos percentuais de alunos em todos os perfis, atribuindo pesos maiores para os perfis de maior fluência leitora.
Para uma determinada instância (escola, municipal, regional ou estado), i em determinado ano t, o IFL, é calculado numa escala de 0 a 10 pela seguinte fórmula:
(pPL1).0,0 + (pPL2).1,0 + (pPL3).2,5+ (pPL4).4,0 + (PLI).6,0 + (pLF). 10,0
Onde: pPL1, pPL2, pPL3 e pPL4 são os percentuais de estudantes avaliados, respectivamente, nos perfis de pré-leitores 1, 2, 3 e 4. pLI é o percentual de estudantes avaliados no perfil de leitor iniciante e pLF é o percentual de estudantes avaliados no perfil de leitor fluente.
Em 2025, foi realizado o primeiro encontro formativo nos dias 26 de fevereiro, 11 e 12 de março, abordando a temática “Ouvir nas Entrelinhas: uma Conversa sobre Leitura e Avaliação”. O evento contou com a participação de 29 coordenadores pedagógicos e 103 professores que atuam nos 2º anos do Ensino Fundamental.
Está previsto um cronograma com mais duas formações ao longo do ano, além do acompanhamento pedagógico oferecido pelo Projeto Escalada e das visitas às escolas realizadas pela equipe formativa.
A Avaliação de Entrada de 2025 teve início em 17 de março e será concluída em 2 de abril. A previsão para a divulgação dos resultados será informada posteriormente por meio da plataforma PARC/CAEd.