Recuperação Contínua e Paralela

Publicado em 14/08/2025 10:50 -

Recuperação Contínua e Paralela de Apoio às Aprendizagens 

Aulas Estendidas

Considerando o Art. 12 da Constituição Federal de 1988, cabe aos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, a incumbência de prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

Além disso, em consonância com a Meta 7 do Plano Nacional de Educação, é essencial fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, promovendo a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir, progressivamente, melhores resultados no IDEB.

Com base nessas normativas educacionais e na análise dos resultados das avaliações internas e externas realizadas com os estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Resolução SME Nº 011/2023 (que altera a Resolução SME Nº 028 de 18 de abril de 2022), instituiu o Projeto de Recuperação Contínua e Paralela de Apoio às Aprendizagens. Esse projeto é composto por três frentes:

1. Recuperação Contínua, realizada em sala de aula com agrupamentos produtivos.

2. Grupos de apoio, organizados para o Projeto “Um Dia Diferente”.

3. Recuperação Paralela, que propõe, por meio da aula estendida, a criação de situações de aprendizagem voltadas para alunos com defasagem educacional, permitindo que avancem em seus conhecimentos.

As aulas estendidas ocorrem ao final do período da manhã e antes do início do período da tarde das aulas regulares, sendo ministradas por professores com ampliação de carga horária. Elas têm início após a realização das avaliações diagnósticas iniciais, nas quais as equipes escolares analisam, identificam e indicam os estudantes que necessitam desse suporte. O acompanhamento contínuo da aprendizagem e as avaliações formativas permitem que os profissionais envolvidos no projeto reorganizem e redefinam os processos de apoio às aprendizagens, conforme a necessidade dos alunos.

O projeto prevê a organização dos alunos em turmas específicas, conforme suas demandas:

Turmas de Alfabetização.

Turmas de recuperação em Língua Portuguesa.

Turmas de recuperação em Matemática.

Turmas de aprofundamento em Língua Portuguesa e Matemática, adaptadas à realidade e às necessidades de cada unidade escolar.

Cada turma das aulas estendidas é composta por um mínimo de 10 e um máximo de 20 alunos. As aulas têm duração de 1h20min, ocorrendo no período de 11h25 às 12h45, de segunda a sexta-feira, tanto para os estudantes do período matutino quanto para os do vespertino. A organização e distribuição das turmas são de responsabilidade da unidade escolar, conforme sua realidade.

Os professores participantes do projeto realizam registros de acompanhamento pedagógico em planilhas fornecidas pelo Setor de Ensino Fundamental, sendo esses dados analisados em conjunto com os coordenadores pedagógicos. A frequência e os resultados dos alunos são monitorados por orientadores educacionais e diretores escolares.

As aulas estendidas tiveram início em 10 de março de 2025 e serão concluídas em 12 de dezembro do mesmo ano. Durante esse período, os professores envolvidos no projeto participarão de 10 encontros formativos presenciais mensais, promovidos pelo Centro Municipal de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, com carga horária de 4 horas por encontro.

Atualmente, as aulas estendidas ocorrem em 34 unidades escolares, sendo ministradas por 102 professores com ampliação de carga horária e atendendo, inicialmente, 3.352 alunos, distribuídos em 220 turmas de apoio às aprendizagens.