Alfabetiza Juntos: Educação realiza encontro sobre Boas Práticas adotadas em sala de aula

Publicado em 06/12/2024 00:00 -

Alfabetiza Juntos: Educação realiza encontro sobre Boas Práticas adotadas em sala de aula


 
      Nesta semana, professores e coordenadores pedagógicos se reuniram no auditório da Secretaria de Educação para acompanhar a apresentação de boas práticas de alfabetização realizadas ao longo do ano letivo nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. “É uma oportunidade que todos têm de trocar experiências construídas neste processo formativo de boas práticas de alfabetização embasadas nos estudos realizados no Programa 'Alfabetiza Juntos'. O principal objetivo foi oferecer um espaço de socialização de experiências, de modo a ilustrar o processo de desenvolvimento desta ação formativa que proporcionou um avanço qualitativo da alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes da rede municipal de ensino”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      A apresentação das práticas é o encerramento do trabalho desenvolvido com 41 coordenadoras pedagógicas e 274 professores, impactando na aprendizagem de 6 mil estudantes.
      Em 2024, o governo federal impulsionou para todo o país o Programa 'Compromisso Nacional Criança Alfabetiza' que tem por objetivo um conjunto de ações educacionais voltadas para a alfabetização de todos os estudantes ao final do 2º Ano do Ensino Fundamental.
      Márcia Gatti disse que juntamente com o programa federal, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Programa 'Alfabetiza Juntos' que, durante todo o ano, em regime colaborativo entre as redes estaduais e municipais de educação, também propôs ações formativas com foco na alfabetização na idade certa.
      Durante a reunião, coordenadores pedagógicos e professores apresentaram algumas práticas, que foram adotadas em sala de aula e que impactaram diretamente no aprendizado dos alunos como, por exemplo, práticas de leitura e escrita que auxiliam no processo de alfabetização, utilizando a música e a literatura como recursos para a construção da identidade, uso de verbetes de enciclópedia, textos científicos e informativos para o desenvolvimento da leitura com autonomia, dentre outras práticas que enfatizaram a importância da ludicidade no processo de aquisição da leitura e da escrita.
      Ao longo do ano, a Rede Municipal de Ensino de Franca realizou 7 encontros formativos com articuladores municipais, formadores da Secretaria de Educação, coordenadores pedagógicos e professores de sala que atuam junto às turmas de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. “O processo formativo possibilitou a inserção de boas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, aprimorando o olhar do professor para o processo de ensino e aprendizagem na busca da alfabetização de todos os estudantes na idade certa”, encerrou.