Prefeitura amplia atendimentos às vítimas de violência pelo Núcleo Reconhecer
Publicado em 27/06/2025 09:35 -- Início/
- Administração Direta/
- Fundo Social de Solidariedade - FUSSOL/
- Prefeitura amplia atendimentos às vítimas de violência pelo Núcleo Reconhecer
A Prefeitura de Franca, por meio do Núcleo Reconhecer, ampliou de 100 para 150 o número de atendimentos mensais às vítimas de violência.
A Prefeitura de Franca, por meio do Núcleo Reconhecer, ampliou de 100 para 150 o número de atendimentos mensais às vítimas de violência. A medida reforça o compromisso do município com o acolhimento, orientação e proteção das pessoas que sofrem qualquer tipo de violência.
Criado em agosto de 2022, o Núcleo Reconhecer já prestou mais de 7 mil atendimentos. O espaço foi idealizado pela primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cynthia Milhim Ferreira, como uma iniciativa voltada inicialmente ao acolhimento de mulheres em situação de violência, mas que, ao longo do tempo, expandiu sua atuação para também atender vítimas de racismo e violência de gênero. “Costumo dizer que este é o dever do poder público: cuidar de quem realmente precisa. O atendimento aqui no Núcleo Reconhecer é extraordinário e, nós estamos muito felizes com este resultado. Infelizmente, a violência ainda existe e é por isso que este atendimento está sendo ampliado. O município investe em mais recursos e amplia a capacidade de acolhimento para oferecer um atendimento digno e humanizado às vítimas”, disse.
O prefeito Alexandre Ferreira fez uma visita na unidade e ressaltou que a ampliação do número de vagas para o atendimento é reflexo do aumento deste tipo de crime na cidade. “Hoje, nós estamos investindo mais dinheiro, aumentando a capacidade de atendimento para oferecer a estas pessoas que sofrem violência, um atendimento digno. Não é essência do ser humano essa violência e a gente precisa coibir isso. Quando alguém sofre uma violência, precisa de um cuidado mais de perto, mais humano, mais acolhedor. Nós queremos melhorar a qualidade de vida destas pessoas e transformar a vida delas para melhor”, disse o prefeito.
Segundo a coordenadora da unidade, Marina Borges de Araújo, o atendimento é feito por uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados, que atuam no amparo das vítimas. O serviço oferece suporte jurídico, auxílio no registro de boletins de ocorrência, encaminhamentos à Defensoria Pública e acolhimento psicossocial. O foco é fortalecer as vítimas e orientá-las para o enfrentamento e superação da violência.
Marina destaca que, embora o núcleo atenda diferentes públicos, a maior demanda segue sendo por casos de violência doméstica. “É um serviço que não deveria existir. O ideal seria não ter nenhum tipo de violência. Mas como ainda enfrentamos esta realidade, é nosso dever oferecer suporte às vítimas e lutar para que os casos sejam cada vez mais raros.”
O Núcleo Reconhecer, que funciona mediante parceria entre a Prefeitura e a entidade PRORREAVI (Projeto Restauração de Vidas), tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e está localizado na rua General Telles, 642, na Estação. “O trabalho desenvolvido aqui é de excelência. Estamos muito felizes com os resultados, embora o aumento na demanda ainda reflita uma realidade preocupante. Seguiremos investindo, atuando com força e acolhendo quem mais precisa”, concluiu Alexandre Ferreira.