Saúde participa da Campanha de Prevenção a Leishmaniose

Publicado em 14/08/2025 10:36 -

A Vigilância Ambiental do município, unidade vinculada à Secretaria de Saúde, realiza a divulgação da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral Canina.


      A Vigilância Ambiental do município, unidade vinculada à Secretaria de Saúde, realiza a divulgação da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral Canina, com ações e a distribuição de folhetos contendo orientações a respeito. Trata-se de uma doença grave, sem cura, que pode levar à morte se não for tratada, mas que pode ser prevenida.
      A equipe da Vigilância Ambiental, através dos profissionais de IEC (Informação Educação e Comunicação em Saúde), segue mobilizada até esta sexta-feira, 15, divulgando e procurando conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para maior controle da doença. Estão realizando abordagens e distribuindo nas ruas e algumas escolas, folhetos com dicas de ‘Guarda Responsável de Animais’, com recomendações sobre os cuidados com os cães e gatos.
      Provocada pela picada do chamado ‘mosquito palha’ infectado, a  Leishmaniose tem como forma de prevenção: limpeza e higienização dos  ambientes dos animais; não permitir que os animais fiquem soltos nas ruas; recolher folhas, frutos, fezes dos cães dos quintais, jardins e locais onde permanecem os animais; embalar bem o lixo e respeitar os dias e os horários de coleta; cuidar da saúde dos animais, usando produtos veterinários destinados a repelir o mosquito como: coleiras, sprays e shampoos.
      A doença pode ser identificada a partir de sintomas como febre, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento e anemia.
      Mais informações poderão ser obtidas na Vigilância pelo telefone (16) 3706-8456.