Saúde promove capacitação de Boas Práticas para urgências e emergências

Publicado em 14/11/2025 12:27 -


      A Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando, nesta semana, para servidores das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) Aeroporto e Anita, o ‘Projeto Boas Práticas’, programa voltado à qualificação da atenção especializada às urgências e emergências.
      O projeto é gerenciado pela Associação Beneficente Síria – HCor, sediada em São Paulo, e visa oferecer apoio clínico de cardiologistas na avaliação dos eletrocardiogramas realizados nas UPAs de Franca. Através deste programa, os especialistas recebem os exames por meio de um sistema on-line e, em até 10 minutos após o envio, emitem o laudo para o paciente.
      Além de oferecer a capacitação nesta quinta-feira, na UPA Aeroporto e sexta-feira na UPA Anita, os representantes da Hcor estão avaliando os processos da saúde municipal e trazendo as novas abrangências do programa, que agora passa a oferecer apoio e análise de casos relacionados a doenças cardíacas, acidente vascular encefálico (AVE) e sepse, fortalecendo a integração e a adoção de novos métodos e ações conjuntas de assistência.
      A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, explicou que, além da agilidade no diagnóstico, a iniciativa contribui com o atendimento. “Além desta parceria e capacitação de 'Boas Práticas', os profissionais das UPAs contam com o suporte de videochamadas, possibilitando contato direto com a equipe do HCor sempre que necessário”, destacou.