CAPS e Prefeitura promovem ação de Saúde Mental neste sábado no Centro

Publicado em 04/09/2025 10:11 -

Neste sábado, 6, a Praça Nossa Senhora da Conceição será local de mais uma mobilização pelo Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio.


      Neste sábado, 6, a Praça Nossa Senhora da Conceição será local de mais uma mobilização pelo Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Com o tema “Juntos Unidos pela Vida”, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Ambulatório de Saúde Mental, da Prefeitura, promovem gratuitamente diversas atividades voltadas ao cuidado em saúde mental e bem-estar da população.
      A concentração será em frente à Concha Acústica, onde equipes do CAPS AD III Renascer, CAPS III Florescer e do Ambulatório de Saúde Mental, unidades mantidas pela Prefeitura e geridas pela Fundação Espírita Allan Kardec, estarão à disposição do público. A programação inclui pintura, confecção de mandalas, atividade física, roda de dança, roda de música, aferição de sinais vitais e orientações.
      Além disso, a mobilização segue em várias Unidades Básicas de Saúde ao longo do mês. Nesta sexta-feira, 5, a UBS Paraty recebe uma nova ação a partir das 13 horas, voltada para um grupo de mães atendidas pelo Projeto “Cartela de Leite”. O encontro terá conversas e orientações sobre prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental. No dia 19, às 8h30, o psicólogo Olavo Tozatti ministrará uma palestra para grupo de idosos e, no dia 26, serão duas atividades: uma às 8h30 para profissionais da própria UBS Paraty sobre saúde mental e, às 10h30, o Grupo ‘Ame Sua Vida’, de prevenção ao suicídio e atendimentos fraternos, falará com os frequentadores da unidade.
      Outras UBSs também terão iniciativas de valorização à vida. No dia 23, às 9 horas, a psicóloga Larissa Freire, convidada da UBS Vila Santa Terezinha, fará uma ação junto à equipe de servidores na sala dos pacientes de apoio matricial. Já no dia 25, às 8 horas, o médico psiquiatra Danilo Vaz fará uma roda de conversa na sala de espera do matriciamento de psiquiatria da UBS Paulistano e contará com apoio dos alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).

Servidores
      A campanha do Setembro Amarelo também contempla os servidores públicos por meio do SIAS (Serviço Integrado de Apoio aos Servidores), que oferece gratuitamente atendimentos com psicóloga, assistente social e médico. Quando necessário, há encaminhamento para avaliação psiquiátrica.
      O SIAS está localizado em frente à Prefeitura, na rua Frederico Moura, 1516, Cidade Nova. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3711-9178 (ligação ou WhatsApp), 3711-9092 (Assistente Social), 3711-9194 (Medicina Ocupacional); 3711-9098 (Segurança do Trabalho) ou via e-mail: sias@franca.sp.gov.br .