Educação recebe inscrições para 660 vagas em creches
Publicado em 10/09/2025 10:11 -- Início/
- Administração Direta/
- Educação/
- Educação recebe inscrições para 660 vagas em creches

A Secretaria de Educação está com inscrições abertas para 660 vagas em creches localizadas em diversos bairros, atendendo crianças na faixa etária de 4 meses a 5 anos e 11 meses.
A Secretaria de Educação está com inscrições abertas para 660 vagas em creches localizadas em diversos bairros, atendendo crianças na faixa etária de 4 meses a 5 anos e 11 meses.
Atualmente, estão em funcionamento na cidade, 85 creches parceiras, administradas pela Prefeitura com o apoio de instituições habilitadas, através de chamamentos públicos, com capacidade para o atendimento de 12.748 crianças. Em 2021, a quantidade de vagas oferecidas era de 10.293 vagas.
Dentre este total, na última semana, foram entregues mais duas unidades no Jardim Nossa Senhora das Graças (Pacaembu) e no Residencial Copacabana, que somaram 345 vagas, que ainda não foram preenchidas.
Na creche-escola 'Ivone Janoni Moreira', no Residencial Copacabana, estão disponíveis 105 vagas para os Berçários 1 e 2, Maternais 1 e 2, além da Fase 1. A unidade tem capacidade para atender até 167 crianças.
Já na creche 'Eni Corrales de Andrade', no Jardim Nossa Senhora das Graças, Pacaembu, há ainda 16 vagas para serem preenchidas, contemplando o Berçário 2, Maternal 2 e Fases 1 e 2. Ao todo, poderão ser atendidas 178 pessoas.
Desde 2021, a Prefeitura entregou 15 unidades de creches, totalizando 2.500 novas vagas.
Os pais, que tenham interesse em colocar os seus filhos em uma das unidades, deverão procurar a Central de Vagas, da Secretaria de Educação, localizada na Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, no Parque Francal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, munidos dos seguintes documentos: certidão de nascimento e/ou CPF da criança; CPF de todos que residem na casa, os adultos e crianças; comprovante de endereço com CEP em nome de um membro que compõe a família e que reside no mesmo endereço da criança como por exemplo talão de energia elétrica da CPFL; RG e CPF da mãe ou do responsável legal; caso a criança esteja sob cuidados de um responsável legal, apresentar documento de comprovação; cartão do Programa Bolsa Família, e comprovantes de outros programas, como o extrato do benefício, caso a família seja beneficiária; comprovante de aluguel, contrato e último recibo ou financiamento, recibo e contrato, da moradia. Caso não possua contrato de aluguel, apresentar declaração do proprietário acompanhada da cópia do RG do mesmo, comprovação de emprego e salário de todos, que residem na casa acima de 16 anos - comprovação de emprego e salário de todos que residem na casa acima de 16 anos. As inscrições poderão ser realizadas também pelo telefone/WhatsApp (16) 3711-9211.
Mais investimentos
Estão em construção mais duas creches-escolas, com investimentos de mais de R$ 10,8 milhões, com recursos próprios da Prefeitura, e estrutura padrão FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação) e capacidade total de atendimento será de 418 crianças.
Um dos bairros contemplados é o Jardim Piratininga II, cujos serviços estão sendo feitos no entorno da unidade, finalizando a pavimentação externa do acesso de veículos, bem como a conclusão das rampas de acessibilidade. No interior da creche estão sendo concluídos os retoques na pintura e acabamentos.
A outra creche fica no Residencial Zanetti, cuja fase está no acabamento e pintura, restando a instalação dos pisos vinílicos. As fachadas externas da unidade já foram pintadas, os muros e gradis do entorno já foram executados.
Além das creches, a cidade também conta com obras de três novas escolas. A primeira delas, localizada na Vila São Sebastião, é a antiga Escola 'Nadeide Scarabucci', projetada para atender em período integral os estudantes da Região Oeste. A outra está no Residencial Adelinha, com capacidade para atender em torno de 780 estudantes, conta com recursos próprios e parcerias com o Estado e a União. Receberá a denominação de ‘Sônia Menezes Pizzo – Patrícia’, que foi professora e colunista social. A terceira é a do bairro São José, em período integral, com capacidade de atendimento de 140 alunos.