Serviço do Meio Ambiente já recolheu mais de 45 toneladas de materiais inservíveis

Publicado em 03/10/2025 11:31 -


      Criado no início deste ano, o Serviço de Recolha Agendada, em que a população aciona a Prefeitura para buscar móveis e outros objetos grandes, já evitou que mais de 45 toneladas destes materiais fossem descartadas de forma irregular.
      Os dados são referentes ao período de janeiro a julho deste ano e integram os levantamentos feitos pela Secretaria de Meio Ambiente. Destes, maio foi o mês com maior volume de materiais recolhidos: mais de 6.750 quilos.
      Para solicitar o Serviço de Recolha Agendada, feito em parceria com o Grupo Esse, responsável pela limpeza na cidade, a Prefeitura disponibiliza dois canais: o telefone 0800-591-6842 e o aplicativo ‘Cidade Atende’, disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Basta que o interessado entre em contato e forneça o endereço completo e o tipo de material que precisa que seja recolhido.
      Com este serviço, a Secretaria de Meio Ambiente está reduzindo a incidência de descarte irregular de lixo e materiais em terrenos, os chamados ‘pontos viciados’.
      Nicola Rossano Costa, secretário da pasta, informou que a prática é crime ambiental e deve ser denunciada à Guarda Civil Municipal pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153. O sigilo é garantido.


Outros serviços
      Franca conta com quatro Ecopontos localizados nas regiões Norte e Oeste: City Petrópolis (avenida São Pedro, 1200), Jardim Portinari (avenida Hotto Paiva, 1341), Jardim Luíza 2 (avenida Ida Zero Zaninelo, 2501) e Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Machado, 411). Os locais recebem resíduos como móveis, materiais recicláveis e restos de construção civil (até 1m³ por pessoa). Funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos, das 8 às 14 horas.
      Além disso, o Aterro de Galhos, na avenida Sidney Romeu de Andrade, oferece um ponto gratuito para descarte de resíduos vegetais. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.
      A Prefeitura também possui parcerias com empresas para realizar o descarte gratuito de lâmpadas e luminárias usadas em quatro pontos da cidade, localizados nas avenidas Brasil, Rio Negro, Dr. Ismael Alonso y Alonso e Chico Júlio.
      Já os eletrônicos, como computadores, notebooks e celulares, deverão ser entregues à Fundação Allan Kardec ou ao serviço ‘Recicle Certo’ do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).
      Os medicamentos vencidos, seringas, agulhas e gaze podem ser descartados gratuitamente em diversos pontos de Franca, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Prontos-Socorros Municipal e Infantil, UPAs dos Jardins Aeroporto e Anita, Centro de Saúde, Farmácia de Manipulação e na Casa do Diabético.
      Quem tiver itens em gesso e restos do material para descartar, de forma gratuita, deverá procurar a sede da EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. O prédio fica na rua Vera Beatriz Marques de Mello, 5965, Distrito Industrial.
      Os interessados poderão acessar informações detalhadas sobre descarte correto no site da Prefeitura, na aba ‘Administração Direta > Secretaria de Meio Ambiente’, ou diretamente pelo link https://www3.franca.sp.gov.br/noticia/26060/descarte-correto-de-resduos.html.