Ação Social é convidada para apresentação em Seminário Nacional de Acolhimento

Publicado em 27/11/2025 14:38 -


A Secretaria de Ação Social tornou-se referência mais uma vez para todo o país. Na última quarta-feira, aconteceu o ‘X Seminário Nacional sobre Qualidade de Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar para Crianças e Adolescentes’ na Faculdade de Direito da USP, Largo de São Francisco, em São Paulo, e Franca foi convidada para participar e falar das experiências dos serviços.
O seminário teve como objetivo promover a atualização e qualificação da rede de atendimento, Sistema de Garantia de Direitos e serviços de acolhimento institucional e familiar para crianças e adolescentes na perspectiva do novo Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária de 2025.
Durante o evento, a diretora do Departamento de Proteção Especial, Iara Afonso Guimarães,  explicou o que é o Programa de Proteção Assistida pelo Acolhimento Excepcional de Crianças e Adolescentes e as ações que têm o objetivo de aprimorar o trabalho social com famílias em situação de risco por violação de direitos, cujas crianças e adolescentes estejam em iminência de afastamento do convívio familiar, prevenindo a institucionalização destes e, por consequência, fortalecendo as famílias em sua função protetiva.
O secretário de Ação Social, Óiter Cassiano Marques, falou sobre a experiência de ter uma servidora da Prefeitura participando e dando palestra no seminário. “Franca já é reconhecida nacionalmente pela redução dos acolhimentos institucionais e desenvolvimento de estratégias para prevenção da medida de afastamento do convívio familiar. Poder falar sobre nossas ações em seminários como este é muito importante e indica que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Outras ações
Também neste mês, a Secretaria de Ação Social de Franca participou e foi destaque em dois eventos ocorridos na capital paulista: o ‘II Seminário Estadual de Segurança Alimentar’, que teve como propósito promover debates e reflexões sobre os avanços, desafios e estratégias relacionados à segurança alimentar e nutricional no Brasil e, em especial, no estado de São Paulo.
O outro evento foi uma mostra estadual para apresentar e tratar as práticas e políticas públicas no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), tendo como tema “Vigilância Socioassistencial como Ferramenta de Gestão: Diagnóstico Territorial e Indicadores de Franca”, incluído no Eixo 5 – Vigilância como Apoio ao Planejamento e Tomada de Decisão". Na parte de Franca, os servidores apresentaram a implantação de mais uma unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), agora na Região Centro Sul.
Já em Curitiba (PR), também neste mês, o trabalho da Ação Social foi objeto de estudos para implantação do ‘Moradia Primeiro’ em diversas cidades e estados brasileiros. O programa, que oferece residência temporária a cidadãos com mais de 18 anos de idade em situação de rua há mais de cinco anos, foi implantado em 2021, garantindo acompanhamento multidisciplinar e condições de permanência para promover a autonomia e a reintegração social.