Prefeitura oferece consultas a 5 mil mulheres em 14 dias

Publicado em 24/10/2019 00:00 -

Prefeitura oferece consultas a 5 mil mulheres em 14 dias


       O Programa Zera Fila, lançado pela Prefeitura de Franca para acabar com a espera por consulta com médicos especialistas, chegou à sua terceira semana de atendimentos com ginecologistas. Até a última segunda, foram convocadas 5.080 mulheres para as consultas, em 14 dias de atendimentos (2 a 4, 7 a 11, 14 a 18 e 21 de outubro).      Mas, apesar do esforço da Secretaria de Saúde, que envia mensagens para as mulheres e, depois, por telefone, confirma data, horário e local, das 5.080 consultas ofertadas, 3.945 foram realizadas. Isso, porque 1.135 mulheres confirmaram presença, mas não compareceram.     A Prefeitura solicita que as mulheres que não puderem comparecer na data agendada, que não confirmem a presença, pois, assim, prejudicam as demais francanas e a si mesmas.      Até dezembro, a Prefeitura de Franca vai oferecer 13 mil consultas ginecológicas e, se necessário, com encaminhamento para exames e retornos. Prefeitura promove palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’

      A Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com a cooperativa Unimed, promoveu a palestra ‘A Prevenção Deixa o Tempo ao seu Favor’ ministrada pela enfermeira Marcella da Mata Almeida. A palestra aconteceu nesta quinta-feira, às 9 horas, no
auditório do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional), para as servidoras municipais.

      As servidoras foram orientadas sobre a prevenção do câncer de mama. Foi explicado como fazer o autoexame periódico, que permite a mulher identificar qualquer tipo de alteração presente nas mamas, seja pelo tamanho ou pela aparição de pequenos nódulos. Foi destacada a importância sobre realizar a mamografia, que é a radiografia das mamas e que consegue identificar lesões ainda não palpáveis.

     As mulheres podem adotar hábitos saudáveis para prevenir outras doenças, além do câncer de mama, como praticar atividades físicas regularmente; seguir uma dieta balanceada; evitar ingerir muita gordura, açúcar, sal, embutidos e carne vermelha; não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso.

    Ao final da palestra, a enfermeira tirou as dúvidas das participantes. E disse que espera participar de novos encontros para a promoção da saúde, ter momentos de colaboração e também compartilhar as vivências.