EMEB ‘Anor Ravagnani’ realiza o Projeto “Pérolas Negras” em homenagem à cultura afro-brasileira

Publicado em 27/11/2025 11:39 -


      Com o objetivo de homenagear a cultura afro-brasileira e africana, a EMEB ‘Anor Ravagnani’, localizada no Parque das Esmeraldas, realizou nesta quarta-feira, 26, o evento de encerramento do Projeto “Pérolas Negras”, com uma mostra de trabalhos de 500 alunos envolvidos, um monólogo “Carolina Maria de Jesus”, em homenagem à escritora, apresentado por Flávia Mildres, além de uma roda de capoeira com estudantes da Associação de Capoeira Estrela do Bonfim, integrantes do projeto ofertado na escola no contraturno.
      A unidade também realizou uma homenagem a duas personalidades da comunidade negra e que trabalham na escola: Maria dos Anjos de Paula, servente de merendeira da EMEB ‘Anor Ravagnani’ desde a fundação, em 2005 e a professora Gláucia Ferreira da Silva, alfabetizadora com quase 10 anos de trabalho na escola. “As homenagens reconhecem trajetórias reais, próximas e inspiradoras, fortalecendo o pertencimento e a representatividade no ambiente escolar”, ressaltou Márcia Gatti, secretária de Educação.
      Além do evento de encerramento, a iniciativa trouxe, ao longo do ano, o estudo da biografia da diretora da unidade, Rutinéia Cristina Martins, além de práticas pedagógicas em diferentes componentes curriculares, com registros escritos, expressões artísticas e atividades cotidianas de combate ao racismo e valorização da cultura afro-brasileira, promovendo a construção de uma escola mais acolhedora. “Esta ação integra o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo para a efetivação da Lei 10.639/2003, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. É muito importante ver o engajamento dos alunos e dos educadores neste projeto”, disse Márcia.

Outra ação
      Ainda nesta quarta-feira, o auditório da Secretaria de Educação recebeu, de manhã e à tarde, a apresentação de práticas pedagógicas “Entre Pontes e Práticas: o fazer docente em movimento".
      Foram apresentadas, por 16 professores da rede municipal de ensino, as práticas relacionadas aos Projetos ‘Apoio às Aprendizagens’, ‘Escalada’, ‘Tempo Todo’ (ensino integral) e propostas didáticas elaboradas por professores para a melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede.
      Dentre os temas, estavam o desenvolvimento de habilidades relacionadas à alfabetização, produção textual, letramento matemático, leitura, diversidade cultural, Educação Especial, Arte, Inglês, Educação Musical e Educação Física.
      De acordo com Márcia, as práticas foram desenvolvidas em 15 unidades escolares, desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental, planejadas a partir dos estudos e temáticas propostas nos encontros formativos realizados pela Secretaria de Educação durante todo o ano letivo. “Foi um momento de partilha de experiências, escuta e reconhecimento do trabalho realizado”, destacou a secretária.