'Bolsa Universidade' oferece 100 vagas em 2026
Publicado em 28/01/2026 10:42 -- Início/
- Administração Direta/
- Educação/
- 'Bolsa Universidade' oferece 100 vagas em 2026
A Secretaria de Educação divulgou nesta terça-feira, 27, no Diário Oficial, o edital do Processo de Seleção do Programa 'Bolsa Universidade', que visa à concessão de bolsas de estudo parciais a estudantes matriculados nas faculdades particulares da cidade. A publicação poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://webpmf.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2938-27012026.pdf .
Neste ano, serão disponibilizadas 100 vagas, sendo: 27 no curso de Direito da Faculdade de Direito de Franca, 30 na Universidade de Franca (UNIFRAN) para qualquer curso, semestre ou turno, com exceção de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia, e 38 vagas no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) para Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção (1), Psicologia (3) e Engenharia Civil (1).
O processo será composto por duas etapas. A primeira delas é o preenchimento do formulário de inscrição, que estará disponível no site da Prefeitura, https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade, a partir das 10 horas do dia 18 de fevereiro até as 23h59 horas do dia 12 de março. O interessado deverá baixar o arquivo e preencher as informações digitalmente. Após, deverá ser impresso, assinado e anexada a documentação exigida no edital. Não poderá ser manual.
A outra fase será o agendamento para a entrega do envelope com a documentação e o formulário. No período de 9 a 12 de março, os candidatos deverão encaminhar mensagem para o e-mail katiacomparini@franca.sp.gov.gov, contendo o nome completo, faculdade, curso e semestre para agendar o atendimento. Na data programada, a pessoa deverá comparecer à Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 - Parque Francal), onde receberá o comprovante de inscrição.
Todo o processo de seleção será conduzido pela equipe de assistentes sociais da Secretaria de Educação, que fará a análise socioeconômica dos candidatos e grupo familiar, atendendo à legislação municipal e, posteriormente, a entrevista social com os estudantes classificados.
O benefício é concedido até a conclusão do curso, desde que o bolsista permaneça dentro dos critérios estabelecidos.
A partir desta terça-feira até o dia 13 de março, os estudantes poderão receber orientações e esclarecer dúvidas pelos e-mails: ritaoliveira@franca.sp.gov.br e katiacomparini@franca.sp.gov.br, além dos telefones (16) 3711-9267 ou 3711-9220, no horário das 7 às 12h30.
Além destas 100 vagas oferecidas neste ano, atualmente, estão sendo atendidos pelo 'Bolsa Universidade', mais 197 estudantes incluídos no programa desde 2022.
Quem pode participar
Para pleitear uma das vagas, o estudante deverá estar matriculado no em um curso superior, na modalidade presencial, em uma das instituições de ensino superior do município de Franca, participantes do programa; ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral da rede particular, com exceção das pessoas com deficiência, que tenham recebido bolsa parcial da rede particular; não possuir formação universitária anterior; residir em Franca há, no mínimo, cinco anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação; ter renda familiar mensal de até dois salários-mínimos vigentes por pessoa, sendo o grupo familiar formado por duas pessoas ou mais e renda familiar mensal de até três salários-mínimos vigentes por pessoa, caso o estudante resida sozinho.
Não poderá participar do programa, a pessoa que foi excluída de qualquer programa governamental ou particular de incentivo ao ensino superior, salvo por motivo devidamente justificado; reprovada na série objeto do benefício; que tenha outro membro do grupo familiar já inscrito no processo de seleção ou beneficiado pelo programa; que possua mais de uma disciplina em regime de dependência e se for beneficiado pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e/ou PROUNI (Programa Universidade para Todos).