Educação amplia investimentos e consolida avanços pedagógicos em 2025

Publicado em 30/12/2025 11:33 -


      Franca encerra 2025 com a ampliação de políticas educacionais, inclusão, inovação pedagógica e fortalecimento da infraestrutura escolar na rede municipal. Entre os destaques apresentados pelo prefeito Alexandre Ferreira na prestação de contas das ações deste ano, estão a expansão do ensino de inglês, o crescimento do atendimento em tempo integral, novos investimentos em climatização das escolas e ações voltadas à alfabetização, tecnologia e inclusão de alunos com necessidades específicas.
      Implantadas de forma progressiva a partir de 2022, as aulas de inglês deram passos importantes neste ano, passando a atender também os alunos dos 2º anos do Ensino Fundamental. Com isso, da Fase I da Educação Infantil ao 2º ano, o ensino da língua inglesa já alcança 9.278 alunos da rede municipal, reforçando o compromisso com a formação desde os primeiros anos escolares.
      Outro avanço foi a ampliação do Programa ‘Tempo Todo’, iniciado em 2023 para garantir atendimento em período integral às crianças da educação infantil. Em 2025, o número de crianças atendidas pelo programa foi dobrado, ampliando o acesso, a permanência e o cuidado integral na primeira infância.
      A cidade também foi premiada neste ano. Treze escolas da rede municipal foram vencedoras do ‘Prêmio Excelência Educacional’, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, e receberão um total de R$ 600 mil em recursos adicionais para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. A iniciativa faz parte do Programa ‘Alfabetiza Juntos’, destinado às unidades que atingiram suas metas de desempenho na avaliação estadual Saresp de 2024.
      A infraestrutura escolar também recebeu importantes investimentos, com a inauguração das novas creches nos residenciais Copacabana e Nossa Senhora das Graças (Pacaembu), ampliando a oferta de vagas e fortalecendo o atendimento no município. Há, ainda, duas creches-escolas em construção, no Jardim Piratininga e no Residencial Zanetti.
      No campo da inclusão, teve início a implantação do sinal sonoro nas escolas municipais, uma iniciativa voltada ao respeito, acolhimento e bem-estar das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2025, o programa já foi implantado em 11 unidades escolares, promovendo ambientes mais acessíveis e humanizados.
      Outro destaque do ano foi o início do programa de ‘Climatização das Escolas Municipais’. Neste ano, dez unidades receberam climatizadores. “Isso proporciona mais comodidade para alunos e profissionais da educação e contribui diretamente para melhores condições de ensino e aprendizagem”, explicou o prefeito Alexandre Ferreira.
      A alfabetização seguiu sendo prioridade da Secretaria de Educação, por meio do Programa ‘Alfabetização na Idade Certa’, que inclui projetos como o ‘Dia Diferente’ e a ‘Aula Estendida’. Ao longo de 2025, essas ações beneficiaram 12.825 alunos, fortalecendo o processo de aprendizagem e combatendo defasagens educacionais nos anos iniciais.
      A inovação tecnológica também esteve presente com a oferta do Curso de Robótica, que atendeu 880 alunos dos 3º anos em 2025, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o interesse pelas áreas de ciência e tecnologia desde cedo, além de visitas à Sala Maker, na sede da secretaria.
      A rede municipal também registrou um aumento expressivo no número de profissionais de apoio pedagógico. Em 2025, foram 414 educadores de apoio atuando nas unidades escolares, garantindo atendimento mais individualizado e especializado a 1.014 alunos, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade do ensino.
      Para 2026, além da inauguração de três escolas, no Jardim Adelinha, bairro São José e onde ficava a antiga ‘Nadeide Scarabucci’, haverá mais vagas em creches, ampliação nos projetos e mais políticas educacionais pautadas na ampliação do acesso das crianças, valorização da diversidade e fortalecimento da estrutura escolar, proporcionando ainda mais qualidade no ensino municipal.