Prefeitura prepara instalação do Centro de Referência do Autismo
Publicado em 01/07/2025 10:02 -- Início/
- Administração Direta/
- Saúde/
- Prefeitura prepara instalação do Centro de Referência do Autismo
Franca terá em breve o Centro de Referência do Autismo.
Franca terá em breve o Centro de Referência do Autismo. A implantação foi anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira na semana passada e publicada em edital no Diário Oficial do Município do último sábado. O objetivo é, através de Chamamento Público, credenciar uma OSC (Organização da Sociedade Civil) para disponibilizar os serviços, contemplando até 1.400 atendimentos mensais.
As instituições interessadas em participar terão prazo até às 16 horas de 29 de julho para apresentação da documentação exigida e plano de trabalho.
A criação do Centro de Referência do Autismo em Franca tem como objetivo oferecer atendimento especializado e multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o desenvolvimento da comunicação, autonomia, independência e inclusão social, em consonância com os princípios de universalidade e equidade do SUS (Sistema Único de Saúde).
O edital prevê que deverão ser prestados os serviços de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, atendimentos terapêuticos individuais e grupais, integração sensorial, reabilitação, orientação aos familiares, dentre outros. Também haverá parceria com a Secretaria de Educação para reuniões, discussões, orientações e esclarecimentos quanto ao desenvolvimento do paciente.
A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, comentou que é essencial assegurar um acompanhamento mais efetivo das pessoas diagnosticadas com autismo.
O público a ser atendido será encaminhado pela Secretaria de Saúde, mediante protocolo específico. O Centro de Referência do Autismo deverá oferecer atendimento de segunda a sexta-feira, sendo 8 horas diárias.
A classificação final do Chamamento Público está prevista para ser publicada em 21 de agosto no Diário Oficial do Município.