Educação realiza Programa 'Cidade Angels' para conscientização sobre sinais de AVC

Publicado em 12/08/2025 10:28 -

 A Secretaria de Educação iniciou neste semestre mais uma ação voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde da população: o Programa 'Cidade Angels'.


      A Secretaria de Educação iniciou neste semestre mais uma ação voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde da população: o Programa 'Cidade Angels'. A iniciativa envolve 686 alunos dos 3ºs anos e corpo docente, com o objetivo de identificar os três principais sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC), compreender a importância de acionar imediatamente uma ambulância e compartilhar estas informações com familiares e amigos.
      Participam das formações os estudantes e educadores das seguintes escolas: EMEB 'Prof. Aldo Prata'; EMEB 'Dr. Valeriano G. do Nascimento – CAIC'; EMEB 'Prof. Paulo Freire'; EMEB 'Profª. Maria Antônia Stevanato'; EMEB 'Frei Lauro de Carvalho Borges'; EMEB 'Prof. César Augusto de Oliveira'; EMEB 'Profª. Dorotea Paulino Ferro' e EMEB 'Prof. e Escritor Nelson Damasceno'.
      O programa será desenvolvido ao longo de seis encontros, sendo que o último contará com a presença de uma ambulância do SAMU diretamente nas escolas, permitindo que os alunos conheçam de perto o trabalho de atendimento de urgência. Neste mês, o cronograma prevê encontros de manhã e à tarde nas seguintes unidades: 20 de agosto na EMEB 'Aldo Prata' e no 'CAIC', e dia 21 na 'Maria Antônia Stevanato' e na EMEB 'Paulo Freire'.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que o 'Cidade Angels' busca formar multiplicadores de conhecimento: ao aprender a identificar sinais de AVC, os alunos repassam as informações aos familiares, ajudando a criar uma rede de prevenção e resposta rápida na comunidade. “Quanto mais pessoas souberem reconhecer os sinais, maiores são as chances de salvar vidas”, ressaltou.