Projeto Escalada
Publicado em 14/08/2025 10:46 -- Início/
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Em conformidade com a Portaria SME nº 005, de 02 de abril de 2024, e sua retificação, que trata da designação da Comissão de Acompanhamento e Apoio ao Projeto Escalada, a Secretaria Municipal de Educação reforça seu compromisso com a redução das desigualdades de aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.
O Projeto Escalada tem como principal objetivo minimizar as defasagens educacionais por meio de intervenções pedagógicas e monitoramento contínuo em 11 unidades escolares previamente selecionadas. Essas escolas foram identificadas como de maior vulnerabilidade no processo de ensino e aprendizagem, com base nos resultados obtidos em avaliações externas.
Para atender a essa demanda, foi instituída a Comissão de Acompanhamento e Apoio, composta por técnicos do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e pela supervisão de ensino. Essa comissão tem a responsabilidade de orientar e monitorar a elaboração e a execução dos Planos de Ação das escolas participantes, realizando visitas periódicas para garantir o acompanhamento efetivo das estratégias implementadas. Além disso, oferece suporte pedagógico aos profissionais envolvidos e fornece informações sistemáticas às equipes escolares, permitindo uma análise detalhada dos resultados para acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente, o Projeto Escalada atende 11 escolas da rede municipal, abrangendo cerca de 4.955 alunos, 215 professores e 49 profissionais das equipes gestoras, incluindo diretores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e pedagogos. A Comissão de Acompanhamento e Apoio ao Projeto Escalada conta com a participação da supervisão de ensino responsável por cada unidade escolar e 15 técnicos da Secretaria Municipal de Educação, que desempenham um papel fundamental na articulação e no sucesso da iniciativa.
Por meio dessa ação, a Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso com a promoção da equidade e da qualidade no ensino, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a um processo de aprendizagem eficiente e adequado às suas necessidades.