Bairros São José e Vila Santa Cruz recebem o 'Arrastão da Dengue'
Publicado em 05/02/2026 09:54 -- Início/
- Administração Direta/
- Saúde/
- Bairros São José e Vila Santa Cruz recebem o 'Arrastão da Dengue'
O 'Arrastão da Dengue', que será realizado neste sábado, 7, atenderá parte dos bairros São José e Vila Santa Cruz. A partir das 8 horas, os agentes de saúde, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, percorrerão as ruas para a recolha de objetos que acumulam água e possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Dentre as vias que serão atendidas estão: as avenidas Ismael Alonso y Alonso, Major Nicácio, Santa Cruz, ruas Dr José Carlos Rosa e Arnulfo de Lima.
A Secretaria de Saúde orienta que os moradores façam uma limpeza em suas casas e deixam sobre as calçadas na noite de sexta-feira ou nas primeiras horas de sábado, objetos como latas, garrafas, vasos, pneus, baldes e potes.
Alerta que as equipes não retirarão materiais de dentro das residências, não serão recolhidos móveis e nem pneus provenientes de borracharias ou estabelecimentos semelhantes. Para a retirada de móveis e grandes materiais, as pessoas poderão acionar o Serviço de Recolha Agendada pelo telefone 0800 591 6842 ou o aplicativo 'Cidade Atende'.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, reforçou que o combate à dengue é um dever de todos e o apoio da população é essencial para acabar com os criadouros. "Mais uma vez, peço o apoio dos moradores que nos auxiliem nas ações de combate à doença", comentou.
Na primeira edição do projeto realizada neste ano, no dia 31 de janeiro, que atendeu os Jardins Palmeiras, Anita e Residencial Júlio D' Elia, na Região Oeste, foram recolhidos 740 quilos de materiais.
Caso ocorram chuvas fortes, o 'Arrastão da Dengue' não será realizado.
Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones da Vigilância Sanitária (16) 3706-8437, 3706-8438 e 3706-8439.
Números
Segundo a Secretaria de Saúde, foram registrados até o momento, 143 casos de dengue, sem a ocorrência de óbitos.
A secretaria alerta que a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo duas doses com intervalo de 3 meses entre elas. Para receber o imunizante, basta comparecer às UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas e nas unidades de ESFs (Estratégias de Saúde da Família), das 8 às 16 horas, apresentando um documento de identidade e a carteira de vacinação.