Saúde inicia vacinação da dengue para profissionais da Atenção Básica
Publicado em 10/02/2026 09:38 -- Início/
- Administração Direta/
- Saúde/
- Saúde inicia vacinação da dengue para profissionais da Atenção Básica
A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira, 10, a aplicação da vacina contra dengue (atenuada) do Instituto Butantan, nesta primeira etapa, exclusivamente, para os profissionais que trabalham na Atenção Básica, ou seja, na rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde de Família) do município. Este público inicial foi determinado pelo Ministério da Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo – CIB/SP, atendendo a disponibilidade de doses. Na tarde desta segunda-feira, foi realizada uma reunião com as chefias das unidades de saúde e a Vigilância Epidemiológica, no auditório da secretaria, para orientações sobre a aplicação do medicamento.
Desta forma, poderão receber o imunizante de dose única, os profissionais que atuam nas UBSs e ESFs na faixa etária entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias, que exercem atividades assistenciais e de prevenção nas unidades, incluindo: médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas, profissionais das equipes multiprofissionais (psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos), agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) atuantes em campo. Também estão incluídos os trabalhadores administrativos e de apoio, como recepcionistas e equipes de limpeza.
Os servidores receberão o imunizante nas próprias unidades de saúde em que estão atuando, onde deverão apresentar o documento de identidade e a carteira de vacinação.
Após esta etapa inicial de imunização dos profissionais da Atenção Básica, a secretaria aguarda nova deliberação do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para a ampliação do público-alvo.
Adolescentes
A vacina (Qdenga) contra a dengue continua disponível nas UBSs e ESFs para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, com duas doses e intervalo de 3 meses entre elas. Para receber o imunizante, basta procurar uma UBS, das 8 às 19 horas ou ESFs, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, apresentando documento de identificação e carteira de vacina para conferência.
Até o momento, foram aplicadas neste ano, 595 doses, sendo 400 da primeira aplicação e 195 da segunda.
No próximo dia 28, está previsto o 'Dia D' de vacinação para os adolescentes das 7 às 13 horas. A relação dos postos disponíveis será divulgada nos próximos dias pela secretaria.