Meio Ambiente intensifica serviços de podas de árvores
Publicado em 13/08/2025 11:03 -- Início/
- Administração Direta/
- Meio Ambiente/
- Meio Ambiente intensifica serviços de podas de árvores

A Secretaria de Meio Ambiente mantém cinco equipes realizando os serviços de poda de árvores em canteiros de avenidas, calçadas, escolas e parques.
A Secretaria de Meio Ambiente mantém cinco equipes realizando os serviços de poda de árvores em canteiros de avenidas, calçadas, escolas e parques. Nesta terça-feira, 12, o trabalho foi feito no Recanto Elimar, Jardim Líbano, Colina do Espraiado e uma Área de Preservação Permanente (APP) do Paraty
Nas últimas semanas, também ocorreram intervenções nas escolas Profª Laura de Melo/Maria Helena Rosa Barbosa, no Jardim Redentor; Profª. Maria Pia, na Vila Nossa Senhora das Graças; e Profª. Vanda Tereza Badaró, no Recanto Elimar 2. Também receberam manutenção as avenidas Presidente Vargas, Orlando Dompieri, dos Córregos dos Bagres e Cubatão (Dr. Hélio Palermo e Dr. Ismael Alonso y Alonso), com rebaixamento e levantamento de copas, remoção de troncos e raízes.
Os pedidos de poda podem ser feitos na Central de Atendimento da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas ou pelo site no link https://www.franca.sp.gov.br/centralonline/login, mediante cadastro e envio das informações necessárias. Para cortes é obrigatória incluir foto que comprove risco ou dano causado pela árvore. Outra forma de contato é diretamente com a Coordenadoria de Limpeza Urbana pelos telefones (16) 3711-9440 ou 0800 591 6842. No pedido, é necessário informar o endereço completo e detalhes sobre o problema, como galhos grandes, secos ou que interfiram em iluminação e vias públicas. Após avaliação técnica, a poda é agendada conforme as condições de cada espécie e a disponibilidade das equipes.
A Prefeitura destaca que o serviço é realizado, exclusivamente, em espaços públicos, como calçadas, praças, parques e vias. Em áreas particulares, a responsabilidade é do proprietário, sendo necessário consultar previamente os órgãos ambientais em caso de cortes.