CRASs promovem atendimentos, oficinas e ações comunitárias
Publicado em 15/08/2025 10:55 -- Início/
- Administração Direta/
- Ação Social/
- CRASs promovem atendimentos, oficinas e ações comunitárias

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) estão com atividades voltadas à população atendida nas seis regiões da cidade, abordando temas como direitos da cidadania, diversidade sexual, combate ao racismo, insegurança alimentar, masculinidade, sobrecarga das mulheres e outros temas.
Os Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) estão com atividades voltadas à população atendida nas seis regiões da cidade, abordando temas como direitos da cidadania, diversidade sexual, combate ao racismo, insegurança alimentar, masculinidade, sobrecarga das mulheres e outros temas.
As equipes das unidades, compostas por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais, proporcionam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que inclui atendimentos individuais e coletivos, encaminhamentos para outros serviços e acompanhamento continuado.
Nas reuniões, as famílias podem compartilhar dificuldades relacionadas à sobrevivência, acesso a direitos, situações de discriminação ou violência doméstica, recebendo o suporte necessário para melhorar suas condições de vida e fortalecer vínculos familiares e comunitários. Quando necessário, elas são encaminhadas para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ou para o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio.
Confira a programação de cada unidade:
CRAS Nordeste
O início das atividades foi na terça-feira, no CRAS Nordeste (avenida Willian Azzuz, 5978, Recreio Campo Belo), com uma oficina voltada às jovens mães para tratar do Auxilio Natalidade). Na quarta, houve acompanhamento do Programa ‘Renda Mínima’ e, para fechar a semana, sexta-feira, às 8 horas, ocorrerá a Reunião Intersetorial para todos os usuários do serviço na região e também do CRAS Norte.
As atividades serão retomadas no dia 18, às 10 horas, com a ‘Acolhida Coletiva’, voltada para as pessoas que buscam o CRAS pela primeira vez, que também acontecerá no dia 25, no mesmo horário. Na terça-feira, 19, às 13 horas, ocorrerá a Oficina ‘Masculinidades’, para tratar sobre comportamentos masculinos e sociedade, além de outros acompanhamentos do Programa ‘Renda Mínima’ nas quartas (dias 20 e 27), às 8h30, e da Oficina ‘Anticapacitista’, às 13 horas do dia 22 de agosto.
Para encerrar o mês, o CRAS Nordeste terá, no dia 29 de agosto, às 14 horas, uma oficina de capacitação e aprendizado para pessoas com mais de 45 anos, da UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), ligada a UNESP.
CRAS Norte
Localizado na rua Ilton Barbosa da Silva, 745, Leporace I, o CRAS Norte já realizou uma roda de conversa na última quarta-feira. Haverá a Reunião Intersetorial em parceria com a unidade da Região Nordeste nesta sexta e, nos dias 18 e 25, às 8h30 e 15h30, respectivamente, a Oficina de Acolhida.
Nos dias 20 e 27 de agosto, às 8 horas e 13h30, haverá novas rodas de conversa do Grupo ‘Tecendo Prosa’. Depois, no dia 21, às 13h30, ocorre a Oficina de Participação Social. Para fechar o mês, no dia 27, às 16h30, haverá reunião sobre ‘Descumprimento das Condicionalidades do Bolsa Família’ e no dia 28, às 13h30, o Grupo de Acompanhamento Familiar se reunirá.
CRAS Oeste
No CRAS Oeste, as atividades previstas são: dia 21, às 13 horas, ‘Oficina Estação Jovem’ no Jardim Palmeiras; 26 de agosto, às 8 horas, Reunião Intersetorial no Jardim Zelinda; dia 29, às 9 horas, Oficina ‘Masculinidade’ no Centro Comunitário Santa Efigênia; e no dia 4 de setembro, às 13 horas e o encontro com o tema “Que território é esse? Protagonismos e resistências em movimento” na Vila São Sebastião.
CRAS Sul
O CRAS Sul (rua Zeferino José dos Prazeres, 750, Jardim Aeroporto I) promove, no dia 18 de agosto, às 15 horas, um encontro para ajudar adolescentes através da oficina ‘Meu Primeiro Emprego’. No dia 19, ocorrerá a Reunião Intersetorial às 9 horas e, dia 20, das 9 às 14 horas, o ciclo de oficinas ‘Ciranda Delas’, com a temática “A mulher e o Racismo”. Na quarta-feira, 27, às 14 horas, haverá a palestra “Vínculos e Laços Familiares” e “A violência doméstica e seus ciclos” no dia 30 de setembro, às 9 horas.
CRAS Centro
Os usuários atendidos pelo CRAS Centro (avenida Chico Júlio, 2726, Vila Chico Júlio) têm diversas atividades previstas. Nesta quinta-feira, às 9 horas, aconteceu a Oficina ‘Vacinação - Amor na dose certa’ para gestantes e mães de recém-nascidos. No dia 15, sexta feira, será realizada a Reunião Intersetorial da Região Leste.
Já a última semana de agosto prevê a Oficina ‘Sol Vivo: eu sou por que nós somos’, no dia 26, às 14h30. Na quarta, 27, às 13h30, o CRAS realizará, no Centro Comunitário do Jardim Guanabara, a ‘Resenha dos Parças’, com o tema ‘Enfrentamento às violências pela valorização do comportamento assertivo’, através do advogado, escritor e ex-promotor de Justiça José Lourenço Alves. No dia seguinte, 28 de agosto, às 14 horas, ocorrerá a Oficina ‘BPC sem Cilada- Prevenção a golpes e endividamentos’, voltados para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada.
CRAS Leste
No dia 26 de agosto, às 8h30, tem a Oficina ‘Agosto Lilás - Pelo fim da violência contra a mulher’ no CRAS Leste (avenida Doutor Ismael Alonso y Alonso, 4731, Jardim Bueno), e no dia 27, o Grupo Acompanhamento de Famílias.