Meio Ambiente e Defesa Civil reforçam combate às queimadas
Publicado em 15/08/2025 11:03 -- Início/
- Administração Direta/
- Meio Ambiente/
- Meio Ambiente e Defesa Civil reforçam combate às queimadas
A Secretaria de Meio Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental, e a Defesa Civil do Município estão trabalhando nas ações de orientação e combate aos focos de incêndios na cidade.
A Secretaria de Meio Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental, e a Defesa Civil do Município estão trabalhando nas ações de orientação e combate aos focos de incêndios na cidade. No espaço mantido no Jardim Zoobotânico, semanalmente, são realizadas atividades de educação Ambiental, reunindo grupos de estudantes. Ações também estão acontecendo no Parque dos Trabalhadores ‘Papa João Paulo II’ através de visitas monitoradas.
Nesta semana, a Defesa Civil acompanhou focos de incêndio em uma área gramada próxima ao Hospital do Coração, outra nas proximidades do Parque Dom Pedro, em um terreno na rua Maria Marta Junqueira e outra no no bairro Santa Lúcia.
Dados obtidos pela Defesa Civil, junto ao Corpo de Bombeiros, apontam o registro de, pelo menos, 55 incêndios em vegetação na cidade nas últimas semanas, além de cinco em indústrias, três em residências e outros 17 em áreas de preservação.
Equipamentos recebidos
No começo deste mês, a Secretaria de Segurança recebeu um kit de estiagem da Defesa Civil do Estado de São Paulo para o combate de incêndios nas áreas urbanas e entorno, através do Programa ‘Operação São Paulo Sem Fogo’.
Os itens recebidos foram: cantis, facões, abafadores, luvas, óculos de proteção, bomba costal flexível, enxadão, lanterna e coletes operacionais.
A Operação ‘São Paulo Sem Fogo’ é integrada pela secretariais do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento, Defesa Civil, bem como do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Cetesb, DER e Fundação Florestal.
Em Franca, a Defesa Civil poderá ser acionada 24 horas, por meio dos telefones (16) 3706-6515 e 153. A Guarda Civil Municipal mantém equipes da vigilância ambiental em patrulhamento diário por toda cidade com o intuito de coibir infrações de focos de incêndio e punir os responsáveis.