Programa de Proteção Assistida é referência para a região
Publicado em 17/10/2025 11:48 -- Início/
- Administração Direta/
- Ação Social/
- Programa de Proteção Assistida é referência para a região

Os serviços, programas, benefícios e projetos da Política de Assistência Social, executados pela Secretaria de Ação Social, continuam servindo de referência para outros municípios. Nesta quinta-feira, 16, uma comitiva da Prefeitura de Guaíra esteve na cidade, onde foi recebida pelo secretário de Ação Social, Óiter Cassiano Marques e equipe de gestão, transmitindo informações relacionadas ao público assistido, por meio do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Uma das experiências apresentadas foi o Programa de Proteção Social Assistida, cujas ações são complementares ao atendimento oferecido através dos CREAS (Centros de Referência Especializados em Assistência Social) e ao Benefício de Transferência de Renda às Famílias de Origem, Natural, Extensa e Rede de Apoio (Lei Municipal 9.022/2021).
Estas ações do SUAS têm o objetivo de aprimorar o trabalho social com famílias em situação de risco por violação de direitos, cujas crianças e adolescentes estejam em iminência de afastamento do convívio familiar, prevenindo a institucionalização destes e, por consequência, fortalecendo as famílias em sua função protetiva. O trabalho realizado consiste em acompanhamento sistemático e intensivo realizado por equipe técnica de nível superior e orientadores sociais, no contexto do domicílio das famílias.
A Prefeitura oferece atendimentos familiares, visitas domiciliares, orientações, encaminhamentos, com o objetivo de mitigar as situações de risco presentes na dinâmica familiar, possibilitando manter a criança e o adolescente neste convívio ou mapeando famílias extensas, orientações de mais cuidados, ou seja, prevenindo a institucionalização que é medida excepcional e invasiva.
Jeniffer Manoela Florêncio, Chefe de Proteção Especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guaíra, visitou a cidade acompanhada por outras profissionais, seguindo recomendação da promotora de justiça da sua cidade para conhecer o serviço de guarda subsidiada. Comentou que a reunião foi proveitosa, pois, além deste serviço, conheceu outras iniciativas que estão servindo de modelo para outros locais. “Nosso agradecimento pela acolhida e os subsídios que recebemos vão ajudar na implementação do serviço em nossa cidade’, concluiu.