CadÚnico realiza mais de 12 mil atendimentos mensais

Publicado em 13/11/2025 10:57 -


      O Cadastro Único (CadÚnico) de Franca tem desempenhado um papel essencial na garantia do acesso às políticas públicas e benefícios sociais em Franca. Mensalmente, a unidade registra uma média de 12 mil atendimentos, abrangendo diferentes serviços.
       De acordo com dados da Secretaria de Ação Social, por mês, são realizadas 230 visitas domiciliares, 2.832 atendimentos presenciais, 111 atendimentos institucionais, 139 descentralizados nas unidades dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), além de 7.437 atendimentos on-line, via WhatsApp, e 1.976 por telefone.
      Atualmente, Franca possui 35.107 famílias inscritas no Cadastro Único, sendo que 21.768 delas vivem com renda per capita de até meio salário mínimo. Em outubro de 2025, 11.145 famílias do município foram contempladas com o Programa Bolsa Família, refletindo a importância do cadastro atualizado para garantir o recebimento do benefício.
      Óiter Cassiano Marques, secretário de Ação Social, ressaltou que o CadÚnico é reconhecido como a principal porta de entrada para mais de 40 programas sociais dos governos municipal, estadual e federal. Entre os principais benefícios vinculados estão o Programa Pé de Meia, a Carteira do Idoso, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o PPA (Programa de Aquisição de Alimentos), além de isenções de taxas de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e em concursos públicos federais, entre outros.
      Localizado na rua Tiradentes, 1517, Centro, o CadÚnico funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e é administrado pela FEJI (Fundação Espírita Judas Iscariotes), que venceu o chamamento público realizado pela Prefeitura.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9340 e WhatsApp (16) 99978-7320.