Franca é destaque estadual com Programa ‘Família de Origem’ para pessoas idosas

Publicado em 26/06/2026 15:54 -


Franca foi um dos 26 municípios paulistas selecionados para integrar a "Coletânea de Práticas Inspiradoras em Envelhecimento: contribuições do Estado de São Paulo", lançada nesta semana, na capital, durante evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
Entre os 645 municípios paulistas, a cidade foi escolhida para participar do estudo desenvolvido no âmbito do ‘Programa São Paulo Amigo do Idoso’ (SPAI), em parceria com o curso de Ciências Econômicas da Unesp, campus de Araraquara, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp/DFMA).
Representando o município, estiveram no evento o secretário da pasta, Óiter Cassiano Marques, e a chefe de apoio aos Serviços de Assistência Social de Franca, Roberta Pucci de Melo, que participou de uma roda de conversa e falou sobre o Beneficio ‘Família de Origem’, iniciativa que se tornou referência por priorizar a permanência da pessoa idosa no ambiente familiar, evitando sua institucionalização. “Das 150 famílias que são atendidas pelo programa no município, entre crianças, pessoas com deficiências e idosas, 60 são de idosos”, explicou Roberta durante o encontro.
Para Óiter, o reconhecimento demonstra a importância das políticas públicas desenvolvidas em Franca voltadas ao envelhecimento com dignidade. "É uma grande satisfação ver nossa cidade sendo reconhecida como referência estadual. O Benefício ‘Família de Origem’ não apenas evita a institucionalização dos nossos idosos, como também promove a saúde, previne o isolamento social e garante apoio financeiro para que as famílias possam cuidar desses idosos. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, construindo uma política pública humanizada e comprometida com a qualidade de vida desta população.”