2025 tem investimentos históricos, ampliação da rede e recorde de atendimentos na Saúde
Publicado em 24/12/2025 09:27 -- Início/
- Gabinete do Prefeito/
- Gabinete/
- 2025 tem investimentos históricos, ampliação da rede e recorde de atendimentos na Saúde
O ano de 2025 foi marcado por avanços significativos na rede pública de saúde em Franca. O balanço apresentado pelo prefeito Alexandre Ferreira durante a prestação de contas deste ano, na semana passada, evidencia investimentos estratégicos em infraestrutura, fortalecimento da Atenção Básica, ampliação da assistência especializada e ações diretas de cuidado à população.
Entre as principais conquistas, está a implantação do Centro de Referência do Autismo de Franca (CRA), equipamento voltado ao atendimento especializado e multidisciplinar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, em parceria com a Fundação Allan Kardec. Também avançaram as obras de construção das novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Peres Elias/Esmeralda e Jardim Palma, que irão ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços de atenção primária.
Outro destaque é a implantação do programa ‘Minha Nova UBS’, que prevê a substituição de prédios antigos por unidades mais modernas, acessíveis e adequadas às demandas atuais da saúde pública. As obras já foram iniciadas na UBS da Vila Santa Terezinha, marcando o início de uma nova fase de requalificação da rede básica no município. Também está em construção o novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), no Jardim Botânico.
A saúde mental também recebeu investimentos importantes, com o início da construção do CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) Infantil, ao lado do novo NGA, ampliando o atendimento especializado para crianças e adolescentes. Já na urgência e emergência, a revitalização do Pronto-Socorro “Álvaro Azzuz” trouxe melhorias estruturais e operacionais, proporcionando mais conforto, segurança e eficiência nos atendimentos.
Na área de média e alta complexidade, Franca realizou a assinatura de convênio para a construção da Policlínica Municipal, que ofertará consultas com especialistas, exames e cirurgias de pequeno porte, desafogando a rede e reduzindo filas de espera. O município também reforçou sua frota de emergência com a aquisição de duas novas ambulâncias UTI Móvel, que se somam a outras 11 unidades já entregues, fortalecendo o atendimento pré-hospitalar e o transporte de pacientes em estado grave. “Tudo isso está garantindo um acesso à saúde cada vez mais eficiente e melhor para todos”, ressaltou o prefeito Alexandre Ferreira.
Os números de atendimentos de janeiro a novembro refletem a expansão da rede e o fortalecimento das equipes. Até novembro, foram realizados 255.984 atendimentos médicos clínicos gerais, além de 65.494 atendimentos com médicos da família e 56.300 consultas pediátricas. A saúde da mulher também foi prioridade, com 66.557 consultas ginecológicas realizadas por meio do Programa ‘Mais Consultas’. Além disso, o município realizou 7.817 mamografias, reforçando as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na área de atendimentos, os profissionais de Psicologia realizaram 22.327 atendimentos, enquanto a Fonoaudiologia contabilizou 18.025. Já o matriciamento em psiquiatria alcançou 64.117 atendimentos médicos. A população em situação de vulnerabilidade também recebeu atenção especial, com 3.456 atendimentos realizados pela equipe do Consultório na Rua.
Os exames e procedimentos diagnósticos alcançaram números expressivos. Até novembro, foram realizados 1.662.194 exames nos serviços de especialidades, incluindo análises clínicas, ultrassonografia, radiologia, tomografia, ressonância magnética, cintilografia e eletroneuromiografia.
Com recursos próprios, a Prefeitura também ampliou o acesso da população a procedimentos na rede privada, com a compra de 5.182 procedimentos diagnósticos de alta complexidade e a realização de 1.845 cirurgias eletivas, nas áreas de cirurgia geral, urologia e oftalmologia, reduzindo filas e garantindo atendimento mais ágil aos pacientes.
Na área de vigilância e saúde ambiental, foram realizadas 3.582 fiscalizações, atuações e notificações em terrenos sujos ou com mato alto.
Para 2026, estão previstas as inaugurações das novas UBSs, do Hospital Público Estadual, de unidades revitalizadas e ainda mais investimentos na saúde pública.
Esporte e Cultura
Outra secretaria que apresentou balanço na prestação de contas foi de Esporte e Cultura, que ampliou as vagas nas atividades esportivas e culturais oferecidas à comunidade. Foram mais de 16 mil vagas em 118 núcleos em todas as regiões da cidade. Foram inaugurados dois novos CEPELs (Centros Populares de Esporte e Lazer), na Vila Raycos e Parque dos Lima, ampliando para 12 unidades na cidade; além da entrega das novas instalações da piscina do Centro Esportivo da Santa Terezinha.
No esporte, Franca obteve o título de Campeão Geral nos ‘Jogos Regionais' de 2025’, além de importantes conquistas individuais e coletivas em diversas modalidades ao longo do ano.
Na área artística, através de programas como ‘Bolsa Cultura’, além de parcerias, 75 projetos culturais foram fomentados em diversos segmentos artísticos. Também ocorreu a ‘Feira Literária’ marcando o retorno da Feira do Livro em novo formato, o tradicional ‘Festival Águas de Março’ e diversas exposições na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’.